15
anos
  • FARINHADAS
  • RAÇÕES GRANULADAS
  • SUPLEMENTOS VITAMÍNICOS
  • ALIMENTOS
  • SEMENTES
  • BANHO
  • SUPLEMENTO MINERAL
  • PROCESSO DE TRATAMENTO



Conheça um pouco sobre o tipos de Araras existentes no Brasil

Publicado em 12/01/2022

Vermelho, verde, azul e amarelo, em diferentes tons e combinações. Assim são as araras, famosas pelo porte altivo e por suas penas coloridas e uma das aves mais bonitas do mundo. Há 17 espécies de araras distribuídas pela América tropical. No Brasil, cinco espécies podem ser encontradas na região amazônica, no Nordeste e nas regiões do Planalto Central. 

As araras brasileiras verdadeiras são a arara-canindé (Ara Ararauna), a arara-canga (Ara macao), a arara-vermelha-grande (Ara chloroptera), a arara-azul-grande, e a arara-azul-de-lear. De todas essas, talvez, a arara-canindé, também conhecida como arara-de–barriga amarela, seja a mais famosa. Com as asas azuis, o peito e o ventre amarelos, ela tem duas das principais cores da bandeira brasileira. Antigamente, ocorria da América Central até Santa Catarina. A arara-azul-grande se destaca não só pela beleza, mas por ser o maior psitacídeo do mundo - ela chega a medir um metro de comprimento e pesar 1,5 Kg! Suas penas azuis escuras fazem com que, de longe, pareça preta. É também, por isso, conhecida como arara-preta e arara-una (sendo “una”, negro em Tupi). 

As araras vivem em pequenos grupos ou casais, nas copas das árvores das matas e cerrados, a fim de se protegerem de predadores, como grandes cobras e aves de rapina. Na natureza, emitem sons e gritos característicos, que se assemelham à palavra “arara” (motivo pelo qual os indígenas lhe deram este nome). É com esses gritos que elas se comunicam, definem territórios e, inclusive, brincam. As araras costumam ser fiéis aos seus parceiros até a morte, elas podem viver até 70 anos de idade. Os seus ovos são colocados em buracos cavados no alto do tronco de palmeiras. É a mãe que choca o ovo, mas ambos os pais alimentam a sua cria.

Confira abaixo as espécies de Araras que encontramos no Brasil:


Arara-canindé (Ara Ararauna). Conhecida também como arara-de-barriga-amarela, arara-azul (Amazônia), canindé, arara-amarela e ara-arauna. É um dos psitacídeos mais espertos. Mede cerca de 80 centímetros de comprimento. Grande e de cauda longa, Inconfundível e vistosa coloração azul ultramarino no dorso, e amarelo-dourado na parte inferior desde a face. Encontrada desde a Amazônia até o Paraná.


Araracanga (Ara macao) também chamado como arara-vermelha, arara-vermelha-pequena, arara-macau e arara-boliviana (Rondônia). Foi desenhada como enfeite no primeiro mapa do Brasil, confeccionado em 1502. Mede cerca de 89 centímetros de comprimento. De tamanho grande. Chamativa por sua coloração vermelha escarlate, podendo encontrada por toda a Amazônia brasileira.


Arara-vermelha-grande (Ara chloropteratambém conhecida como arara-verde. Mede cerca de 90cm de comprimento e pesa 1,5kg. De coloração vermelha parecida com a araracanga, da qual se diferencia pelo vermelho mais escuro, face decorada por linhas delgadas de penas vermelhas, e especialmente, pelo verde na parte média das asas que continua até a parte de trás. Encontrada Amazônia brasileira e em rios costeiros margeados por florestas no leste do País, chegando originalmente até o Espírito Santo, Rio de Janeiro e interior do Paraná.


Arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus). Conhecida também como arara-azul-grande, arara-preta (Mato Grosso), arara-una (“una” significa “negro” em tupi) e arara-hiacinta. Mede cerca de 98 centímetros de comprimento e pesa 1,5 quilo. Coloração inconfundível, principalmente azul intensa, com diferentes tonalidades. Base do bico e anel ocular nus e de cor amarela, partes internas das asas e cauda negras. Gigante entre as araras, a arara-azul-grande é considerada o maior representante da família em todo o mundo.


Arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) também conhecida como arara e arara-azul-menor. A arara-azul-de-lear mede entre 70 e 75 cm e pesa em torno de 900 gramas. Vive numa região extremamente restrita do sertão baiano, nos desfiladeiros da Reserva Ecológica Raso da Catarina, próximo à cidade de Paulo Afonso, no norte do sertão baiano. Ocorre também na Reserva Biológica de Canudos, no mesmo estado (BA).



Compartilhe:

 




Visitas: 4502

Fonte: https://www.wikiaves.com/index.php

ENTRE EM CONTATO