15
anos
  • FARINHADAS
  • RAÇÕES GRANULADAS
  • SUPLEMENTOS VITAMÍNICOS
  • ALIMENTOS
  • SEMENTES
  • BANHO
  • SUPLEMENTO MINERAL
  • PROCESSO DE TRATAMENTO



Pássaros que participam de torneios de canto precisam de cuidados redobrados com a saúde

Publicado em 15/03/2019

Criador explica alguns cuidados que as aves precisam antes das competições; Sociedade Ornitológica Valadarense alerta para normas dos órgãos de fiscalização.

O gerente de loja Dirceu Cornélio, morador de Governador Valadares (MG), cria pássaros há mais de 30 anos. A paixão pelas aves fez dele um grande conhecedor de cada espécie e campeão em torneios destinados ao canto dos pássaros.

Várias aves já foram campeãs cuidadas e treinadas por ele, sendo cerca de 25 títulos no total. Neste ano um dos seus pássaros, um trinca ferro chamado Veloz, conseguiu o primeiro lugar no Grande Torneio Soval, que aconteceu em Valadares. Ele contou que a preparação para esses tipos de concursos começam desde a época de muda, momento em que o pássaro passa pela troca das penas.

“Desde a época de muda, que vai de agosto a dezembro, já começamos a preparar os pássaros, por ser um período bem delicado. Eu procuro levá-los no veterinário especializado em pássaros, fazer os exames. Caso constar alguma alteração, o veterinário indica o tratamento, que consiste em vitaminas e suplementos, dependendo do caso. Se o pássaro estiver bem, a indicação que recebemos é para dar bastante água e frutas”.

Nas competições de "canto de pássaros" consegue o primeiro lugar aquele que tem o canto mais forte e que canta por um maior período de tempo. Os pássaros são colocados em uma roda e os juízes vão avaliando os cantos.

Cuidados especiais

E os cuidados vão além da alimentação. Para os pássaros que competem, é indispensável o uso de gaiolas grandes e arejadas, para ajudar o animal na movimentação. Outra dica é com relação aos horários “amorosos” dos passarinhos.

No momento do acasalamento é normal o macho cantar para atrair a fêmea, por isso é necessário saber criar um cronograma para aproximar os dois, evitando que o macho force demais a própria siring, órgão responsável pela produção e emissão de sons.

Certificação

Além de todos os cuidados com o animal, Carlos Braz, um dos responsáveis pela Sociedade Ornitológica Valadarense, alerta que todos os criadores que quiserem participar de competições de pássaros, precisam ter as aves devidamente cadastradas e regularizadas no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e no Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Além disso, os donos de pássaros só podem adquirir os animais de locais que também passam por um rigoroso processo de regulamentação. “Gostamos sempre de destacar que somos criadores de pássaros e amantes daquilo que fazemos. Todos os membros da Soval tem a permissão e regulamentação dos órgãos responsáveis, Ibama e IEF, por isso sempre tratamos os animais com carinho e da melhor maneira possível”, destaca.


Compartilhe:

 




Visitas: 3679

Fonte: https://g1.globo.com/mg/vales-mg/eobicho/noticia/passaros-que-participam-de-torneios-de-canto-precisam-de-cuidados-redobrados-com-a-saude.ghtml

ENTRE EM CONTATO