15
anos
  • FARINHADAS
  • RAÇÕES GRANULADAS
  • SUPLEMENTOS VITAMÍNICOS
  • ALIMENTOS
  • SEMENTES
  • BANHO
  • SUPLEMENTO MINERAL
  • PROCESSO DE TRATAMENTO



Campeonato de canto: entenda como funciona no Brasil

Publicado em 15/03/2019

Criar pássaros é a paixão de muitas pessoas. Uma maneira divertida de vivenciar esse hobby é participar de campeonatos ou torneios de pássaros, que ocorrem em todo o país.

O que são campeonatos de canto?

Os campeonatos de canto, são competições em que os criadores colocam as aves macho para disputarem quem tem o gogó mais forte, ou seja, quem canta por mais tempo.

O pássaro que consegue cantar por mais tempo ganha troféus e títulos, e isso faz com que ele tenha um maior valor de mercado.

Mas para participar desses campeonatos é preciso gastar com alimentação, gaiolas, viagens e inscrição. O custo mensal para preparar e manter um pássaro para competições pode chegar a R$ 300,00 mensais.

Além disso, para poderem participar dos torneios, os pássaros devem ter nascido em cativeiro e ter sido registrados pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), recebendo uma anilha inviolável de identificação.

Isso significa que a criação de pássaros em cativeiro para competições é legalizada pelos órgãos ambientais competentes.

Como os torneios funcionam?

A competição é realizada entre uma mesma espécie de ave. Por exemplo: curiós competem com outros curiós, trinca ferro contra trinca ferro, etc.

No momento da competição, as gaiolas com os pássaros são colocadas em círculo e ficam a cerca de 20 cm distantes uma das outras.

A duração do campeonato geralmente são de 4 horas (de 8h às 12 h). No entanto, nem todos os animais conseguem ficar esse tempo todo cantando, devido ao cansaço. Ganha o pássaro que ficar cantando por mais tempo.

Como é a preparação do pássaro para o campeonato?

Dias antes do torneio, a gaiola do pássaro macho deve ser colocada junto com a da fêmea. Em seguida, deve-se colocar uma capa motel por cima das gaiolas.

As fêmeas devem acompanhar os machos durante os campeonatos. O casal deve ser separado somente no momento do torneio.

Quando o campeonato começa e o macho é separado da fêmea, ele canta para conquistar território e a fêmea. Por estar longe dela, o macho canta bastante para que ela volte para ele.

Contudo, para que o pássaro se torne um bom competidor em torneios é preciso fazer um treinamento semanal para que ele possa se desinibir e aprender a interagir com outros pássaros,  não se assustando na hora da competição.

Além desses campeonatos de canto de fibra (pássaros que conseguem cantar por mais tempo), existe também torneios que avaliam qual pássaro tem a melodia de canto mais bonita: timbre da voz, a evolução da melodia e a métrica das notas.

Nesse último tipo de campeonato, o pássaro se apresenta individualmente, durante cinco minutos, e os juízes avaliam a perfeição do canto do animal em relação ao canto típico da espécie.

Você já participou ou quer participar de algum campeonato de pássaros? Conte para a gente nos comentários!


Compartilhe:

 




Visitas: 3135

Fonte: https://www.portaldospassaros.com.br/campeonato-de-canto/

ENTRE EM CONTATO